"Help–Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP

Autori

  • Gleice Kelli Ribeiro Silva Cardoso Licencianda em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Alessandra Carvalho Carlos Galvez Licencianda em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Renato Jacob Vastella Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Fernando Santiago dos Santos Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque
  • Leonardo Martins Caetité Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Perce Pezzotta Sobrinho Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Ricardo Donizete Pereira Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque
  • Sandro Eugenio Pereira Gazzinelli Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque

Parole chiave:

Ciências, conteúdo teórico, processo dinâmico de ensino-aprendizagem, interatividade

Abstract

Neste artigo, visamos divulgar os resultados do projeto “Help–Pibid” originado do subprojeto do Pibid em São Roque, SP, na área de Ciências Biológicas, realizado na EMEF Tetsu Chinone. “Help–Pibid” partiu de uma iniciativa de tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e interativas. O projeto objetivou apresentar um modelo de aprendizado de ciências mais efetivo no ensino fundamental II. Na tentativa de subsidiar o conteúdo teórico escolar de ciências, o projeto alicerçou-se na elaboração de práticas referentes ao mesmo. Desta maneira, fez-se necessário contextualizar o conteúdo teórico por meio da prática, uma vez que o enfoque primário do projeto sempre foi o de instigar o aluno à investigação científica e ao interesse pelo ambiente escolar para minimizar sua evasão. Durante do ano letivo de 2011, os bolsistas do Pibid planejaram uma apostila com tais práticas para os conteúdos de ciências direcionados para o ensino fundamental II. Para a realização do projeto, contamos com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, o qual permitiu a visitação e a utilização de seus laboratórios, além da parceria com empresas da região que promoveram visitas técnicas para a realização e a complementação das práticas.

Biografie autore

Gleice Kelli Ribeiro Silva Cardoso, Licencianda em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licencianda em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsista do Pibid-Capes.

Alessandra Carvalho Carlos Galvez, Licencianda em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licenciandos em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsistas do Pibid-Capes.

Renato Jacob Vastella, Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licenciandos em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsistas do Pibid-Capes.

Fernando Santiago dos Santos, Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque

Professores adjuntos do IFSP campus São Roque (orientador).

Leonardo Martins Caetité, Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licenciandos em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsistas do Pibid-Capes.

Perce Pezzotta Sobrinho, Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licenciandos em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsistas do Pibid-Capes.

Ricardo Donizete Pereira, Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque

Licenciandos em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque, bolsistas do Pibid-Capes.

Sandro Eugenio Pereira Gazzinelli, Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque

Professores adjuntos do IFSP campus São Roque (orientador).

Pubblicato

2014-04-30

Fascicolo

Sezione

Artigos Científicos