"Help–Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP
Schlagworte:
Ciências, conteúdo teórico, processo dinâmico de ensino-aprendizagem, interatividadeAbstract
Neste artigo, visamos divulgar os resultados do projeto “Help–Pibid” originado do subprojeto do Pibid em São Roque, SP, na área de Ciências Biológicas, realizado na EMEF Tetsu Chinone. “Help–Pibid” partiu de uma iniciativa de tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e interativas. O projeto objetivou apresentar um modelo de aprendizado de ciências mais efetivo no ensino fundamental II. Na tentativa de subsidiar o conteúdo teórico escolar de ciências, o projeto alicerçou-se na elaboração de práticas referentes ao mesmo. Desta maneira, fez-se necessário contextualizar o conteúdo teórico por meio da prática, uma vez que o enfoque primário do projeto sempre foi o de instigar o aluno à investigação científica e ao interesse pelo ambiente escolar para minimizar sua evasão. Durante do ano letivo de 2011, os bolsistas do Pibid planejaram uma apostila com tais práticas para os conteúdos de ciências direcionados para o ensino fundamental II. Para a realização do projeto, contamos com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, o qual permitiu a visitação e a utilização de seus laboratórios, além da parceria com empresas da região que promoveram visitas técnicas para a realização e a complementação das práticas.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Copyright (c) 2021 Revista Scientia Vitae
Dieses Werk steht unter einer Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitung 3.0 International -Lizenz.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.