Percepção de professores sobre a utilização do humor no ensino de ciências naturais
Parole chiave:
Charge, Educação Lúdica, Humor, Metodologia de ensinoAbstract
As ciências naturais têm um papel fundamental para a vida, elas estão presentes em vários momentos do cotidiano, mesmo que não sejam percebidas. Entender os assuntos tratados nessas ciências contribui para a compreensão do mundo, inclusive do próprio ser humano. Apesar dessa importância, nas escolas, os alunos demonstram desinteresse pelas ciências naturais e têm dificuldades em compreendê-las. Entre as causas dessa situação destacam-se: descontextualização dos conteúdos e excesso de termos complexos. O humor pode ser uma ferramenta para auxiliar nas aulas, podendo ser utilizado por meio de uso de charges referentes ao tema que está sendo trabalhado. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo analisar opiniões dos professores da área de ciências naturais sobre o uso do humor, com o intuito de descobrir se este elemento é utilizado em sala de aula e quais as estratégias usadas. Nesse trabalho, pôde-se notar que vários professores entrevistados utilizam recursos humorísticos, tais como: quadrinhos e piadas. Os professores relatam reações positivas dos alunos. No entanto, destacam a importância de que a utilização seja bem planejada e adequada para o conteúdo que está sendo proposto em sala de aula. Espera-se que o trabalho contribua para o uso planejado do humor, a fim de que ele traga bons resultados para o processo de ensino e aprendizagem.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Copyright (c) 2023 Revista Scientia Vitae
Questo articolo è soggetto a licenza Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.