Percepção de professores sobre a utilização do humor no ensino de ciências naturais

Autor/innen

Schlagworte:

Charge, Educação Lúdica, Humor, Metodologia de ensino

Abstract

As ciências naturais têm um papel fundamental para a vida, elas estão presentes em vários momentos do cotidiano, mesmo que não sejam percebidas. Entender os assuntos tratados nessas ciências contribui para a compreensão do mundo, inclusive do próprio ser humano. Apesar dessa importância, nas escolas, os alunos demonstram desinteresse pelas ciências naturais e têm dificuldades em compreendê-las. Entre as causas dessa situação destacam-se: descontextualização dos conteúdos e excesso de termos complexos. O humor pode ser uma ferramenta para auxiliar nas aulas, podendo ser utilizado por meio de uso de charges referentes ao tema que está sendo trabalhado. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo analisar opiniões dos professores da área de ciências naturais sobre o uso do humor, com o intuito de descobrir se este elemento é utilizado em sala de aula e quais as estratégias usadas. Nesse trabalho, pôde-se notar que vários professores entrevistados utilizam recursos humorísticos, tais como: quadrinhos e piadas. Os professores relatam reações positivas dos alunos. No entanto, destacam a importância de que a utilização seja bem planejada e adequada para o conteúdo que está sendo proposto em sala de aula. Espera-se que o trabalho contribua para o uso planejado do humor, a fim de que ele traga bons resultados para o processo de ensino e aprendizagem.

Autor/innen-Biografien

Thiago Alves de Souza, IFPR - Campus Umuarama

Licenciado em Ciências Biológicas  pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Umuarama.

Elisangela Andrade Angelo, IFPR - Campus Umuarama

Doutora em Ciências Biológicas – PBC/ UEM. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Marcelo Alberto Elias, IFPR - Campus Umuarama

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) –
Unicamp. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Veröffentlicht

2023-05-09

Ausgabe

Rubrik

Artigos Científicos