Análise da indisciplina em uma escola estadual de ensino fundamental II em Sorocaba – SP
Mots-clés :
Indisciplina, professores, alunos, aulas diferenciadasRésumé
A indisciplina é um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas nos dias atuais e está ligada diretamente com a qualidade das aulas. Esse tema foi pesquisado durante o primeiro semestre de 2014 na Escola Estadual Profª. Ida Yolanda Lanzoni de Barros, em Sorocaba, SP, inicialmente com aplicação de questionários para professores e alunos de Ensino Fundamental II. A maioria dos professores considerou os alunos da escola indisciplinados, apontando como fatores responsáveis para tal a falta de interesse e compromisso dos alunos, problemas familiares, dificuldades de aprendizagem etc. A pesquisa aplicada aos alunos mostrou que a disciplina em que se comportam melhor é Geografia e a pior, Matemática. O bom ou mau comportamento dos alunos nas diferentes disciplinas está relacionado a diferentes fatores, entre os quais podemos citar a dificuldade de aprendizagem, a afinidade com o conteúdo trabalhado, o perfil dos professores e as estratégias utilizadas. Após a análise dos questionários, foram ministradas aulas de Ciências utilizando metodologias diferenciadas, tais como jogos, bate-papos para verificar o comportamento dos alunos etc. Os resultados observados foram muito satisfatórios.
Publié-e
Numéro
Rubrique
(c) Tous droits réservés Revista Scientia Vitae 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.