Análise da indisciplina em uma escola estadual de ensino fundamental II em Sorocaba – SP

Autor/innen

  • Olivia Hessel Rocha Discente de LCB do IFSP - Câmpus São Roque
  • Gloria Cristina Marques Coelho Miyazawa Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Schlagworte:

Indisciplina, professores, alunos, aulas diferenciadas

Abstract

A indisciplina é um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas nos dias atuais e está ligada diretamente com a qualidade das aulas. Esse tema foi pesquisado durante o primeiro semestre de 2014 na Escola Estadual Profª. Ida Yolanda Lanzoni de Barros, em Sorocaba, SP, inicialmente com aplicação de questionários para professores e alunos de Ensino Fundamental II. A maioria dos professores considerou os alunos da escola indisciplinados, apontando como fatores responsáveis para tal a falta de interesse e compromisso dos alunos, problemas familiares, dificuldades de aprendizagem etc. A pesquisa aplicada aos alunos mostrou que a disciplina em que se comportam melhor é Geografia e a pior, Matemática. O bom ou mau comportamento dos alunos nas diferentes disciplinas está relacionado a diferentes fatores, entre os quais podemos citar a dificuldade de aprendizagem, a afinidade com o conteúdo trabalhado, o perfil dos professores e as estratégias utilizadas. Após a análise dos questionários, foram ministradas aulas de Ciências utilizando metodologias diferenciadas, tais como jogos, bate-papos para verificar o comportamento dos alunos etc. Os resultados observados foram muito satisfatórios.

Autor/innen-Biografien

Olivia Hessel Rocha, Discente de LCB do IFSP - Câmpus São Roque

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - câmpus São Roque.

Gloria Cristina Marques Coelho Miyazawa, Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Professora do IFSP - Câmpus São Roque.

Veröffentlicht

2015-01-31

Ausgabe

Rubrik

Relatos de Experiência