Gestão eficiente em sala de aula: cinco estudos em Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave:
educação superior, ciclos de aprendizagem, aprendizagem vivencialResumo
Tem aumentado nas Instituições de Ensino Superior (IES) o desalinhamento de expectativas de educandos, educadores e coordenadores: os professores tentam cumprir o programa e os estudantes preocupam-se com sua aprovação (nota e frequência). Na sala de aula, a utilidade percebida pelos estudantes é baixa (teoria x aplicação), o que desanima os professores. Enquanto coordenadores gerenciam tais conflitos, perseguem as exigências curriculares e tentam consumir poucos recursos sem prejuízo dos resultados. Foram conduzidos de 2004 a 2011 cinco estudos em quatro IES privadas da cidade de São Paulo que oferecem cursos de graduação em Administração e Contabilidade. Investigaram-se as contribuições conseguidas com a gestão eficiente dos recursos disponíveis em sala de aula (introdução de novos instrumentos: RS, LC). Ao se fazer uso de estratégias de ensino/aprendizagem Centradas no Participante (ACP), os resultados observados evidenciaram desempenho superior na assimilação de conteúdos programáticos e no envolvimento dos estudantes. Apesar de parciais, tais resultados convidam à reflexão coordenadores e professores para que adotem uma gestão cuidadosa dos artefatos, métodos e estratégias usados em sala de aula. Entendendo que ACP possa contribuir para uma gestão mais eficiente em sala de aula, caberá aos coordenadores equacionar três desafios: sensibilizar e treinar os professores que se interessam pelos métodos centrados no participante; reorientar os critérios para seleção de professores; capitalizar o interesse dos estudantes e seu envolvimento, para a formação plena como indivíduos e cidadãos.
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