A qualificação dos docentes no contexto dos Institutos Federais: reflexões sobre a relevância da formação continuada
Parole chiave:
Docentes, formação continuada, Institutos Federais, postura reflexiva, prática educativaAbstract
Este ensaio teórico é resultado de reflexões, análises, encontros e experiências de formação continuada vivenciados no contexto de um Instituto Federal (IF) ao longo de três anos consecutivos articulados em uma revisão bibliográfica sobre o tema. Pretendese discutir sobre o trabalho docente e suas especificidades no contexto dos IFs, utilizando como pano de fundo a importância da formação continuada. Ao participar do planejamento das ações referentes à formação continuada de docentes, verificou-se a necessidade de buscar respostas a alguns questionamentos. Como se podem formar cidadãos críticos, reflexivos e capazes de atuar em prol de um modelo de desenvolvimento que seja sustentável (justo, ético, equitativo), em um momento da história que se caracteriza por um dinamismo sem precedentes, se estiver calcado numa visão dicotômica da realidade? Como formar esses cidadãos sem considerar as suas perspectivas acerca da própria realidade e do espaço onde o conhecimento é produzido? Ora, para dar conta do desafio do ensino profissional atrelado à pesquisa e à extensão, o professor precisa refletir sobre sua própria prática de maneira crítica e tomar atitudes, forjadas a partir de um tipo de formação, no sentido da transformação cultural e social. Com relação aos saberes do pesquisador, é imprescindível a promoção de uma atitude de autonomia intelectual diante dos desafios da sua prática educativa e social. Mas, também, é preciso considerar que é responsabilidade da instituição promover espaços de diálogo entre os educadores que preparam os estudantes para o mundo do trabalho
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Copyright (c) 2023 Revista Scientia Vitae
Questo articolo è soggetto a licenza Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.