Relato de experiência de estágio de docência em Metodologia do Trabalho Científico

Autori

  • Ricardo Pedro Guazzelli Rosario Doutorando do Instituto de Botânica de São Paulo

Parole chiave:

Estágio de docência, relato de experiência, participação ativa

Abstract

Os Programas de Pós-Graduação no país fomentam a formação do pesquisador em detrimento da formação do professor de Graduação. Visando ao equilíbrio entre essas duas formações, a CAPES passou a exigir como disciplina o Estágio de Docência. Todavia, esse estágio não deve apenas limitar a observação de aulas, mas sim, fazer com que o estagiário participe do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de realizar um estágio, voluntário, de docência em Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Biologia da Universidade Mackenzie, realizado em 2012. A metodologia envolveu a correção conjunta (orientadora–estagiário) das tarefas que visavam à composição de um projeto de pesquisa de iniciação científica pelos alunos. Essa correção foi baseada em fichas com critérios objetivos. A correção conjunta aliada a orientações em sala permitiu que a interação orientadora–estagiário-alunos fosse ativa, permitindo o real desenvolvimento do olhar crítico do estagiário.

Pubblicato

2014-04-30

Fascicolo

Sezione

Relatos de Experiência