Um ato de resistência: Por Quem os Sinos Dobram e a Guerra Civil Espanhola

Auteurs-es

  • Marcelo Cizaurre Guirau Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Mots-clés :

Ernest Hemingway, Por quem os sinos dobram, Guerra Civil Espanhola

Résumé

Publicado em 1940, o romance Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway, é uma das obras de ficção sobre a Guerra Civil Espanhola mais conhecidas. O livro conta a história de Robert Jordan, um professor de língua espanhola americano que se torna combatente voluntário da resistência contra o golpe militar comandado por Francisco Franco. Neste artigo, mostraremos como o sentido de missão e de engajamento plasmados no personagem Robert Jordan figuram o entusiasmo e a esperança de revolução social que os diversos grupos antifascistas dos anos 1930 enxergavam no conflito na Espanha. Com o crescimento do fascismo na Europa, o embate entre revolução social e fascismo encenado na Espanha ofereceu um palco para a batalha que parecia, para os que nela tomaram parte, o front central da luta entre as forças progressistas e as reacionárias. O caráter simbólico desse conflito para os grupos de esquerda nos anos 1930 é o pano de fundo histórico do romance e sustenta o conteúdo de idealismo revolucionário e de forte convicção política que motiva a participação de estrangeiros na Guerra Civil Espanhola e que, no livro, fornece o necessário sentido para tornar verossímil o radical engajamento do personagem central com um conflito que ocorre em um país no qual ele é estrangeiro.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo Cizaurre Guirau, Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo; especialização em Estudos de museus de arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; mestrado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo; especialização em Linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo; doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.

Publié-e

2015-01-31

Numéro

Rubrique

Ensaio Literário