Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
Mots-clés :
Avifauna, entorno do IFSP, levantamento, campus São RoqueRésumé
O Brasil possui uma grande diversidade de aves, sendo considerado o segundo país em números de espécies com 1.832 registros. Entretanto, muitas dessas espécies correm risco de extinção. O entorno do IFSP campus São Roque possui uma grande área verde composta por diversas espécies arbóreas que, além de oferecem recursos alimentares para várias espécies de aves, também atraem aves para nidificação. Assim, o levantamento da avifauna poderá servir como consulta em pesquisas ornitológicas que enfatizam a região do entorno do campus, além de auxiliar em projetos de conservação de espécies e projetos de conservação da vegetação, levando em consideração a interação e o papel ecológico desenvolvido pelas aves. Esse trabalho teve como objetivo o levantamento das espécies de aves do entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), campus São Roque. No período de agosto de 2011 a julho de 2012, foram realizadas duas horas de observações semanais em horários alternados nos períodos matutino, vespertino e noturno. Foram realizados registros visuais com câmeras fotográficas digitais. Foram identificadas 79 espécies de aves: 74 espécies fotografadas, duas espécies apenas visualizadas, uma espécie identificada através de vocalização, e dois gêneros (sem identificação específica). Os resultados obtidos referentes à diversidade de espécies identificadas demonstram a importância da conservação ambiental no âmbito de proteção das aves e vegetação local.
Publié-e
Numéro
Rubrique
(c) Tous droits réservés Revista Scientia Vitae 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.