Ciência & tecnologia: contribuições da pós-graduação no desenvolvimento do Brasil

Autores/as

  • Poliana Luri Kayama Yabuuti
  • Neila Cunha

Palabras clave:

Ciência, tecnologia, conhecimento, educação, desenvolvimento

Resumen

Os investimentos no segmento de ciência e tecnologia (C & T) são interpretados como molas propulsoras da economia e do desenvolvimento social das nações, que têm como base o aprimoramento do sistema de educação, sobretudo no ensino superior e na pesquisa científica. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar as contribuições do ensino de pós-graduação no desenvolvimento de C & T do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo de abordagem exploratória, utilizando-se os indicadores de C & T disponíveis no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foram identificados os seguintes aspectos: dispêndio nacional com pesquisa e desenvolvimento (P & D); dispêndios do governo federal nos ministérios; investimentos em programas de pós-graduação; quantidade e diversidade de programas de pós-graduação, recursos humanos e bolsas concedidas no país; número de artigos científicos publicados; patentes registradas e concedidas. Deste modo, foi visto que a produção do conhecimento e da tecnologia são poderosas ferramentas para conduzir as nações ao seu desenvolvimento socioeconômico, e no contexto brasileiro, apesar das fragilidades da política de C & T, o ensino de pós-graduação tem tido significativa participação na formação de recursos humanos e na produção de conhecimentos.

Biografía del autor/a

Poliana Luri Kayama Yabuuti

Mestranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Graduação em Enfermagem e Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina

Neila Cunha

Docente e pesquisadora da UFScar, área de
gestão da inovação e da tecnologia. Doutora
em Administração pela FEA/USP

Publicado

2014-04-30

Número

Sección

Artigos Científicos