Ciência & tecnologia: contribuições da pós-graduação no desenvolvimento do Brasil
Palabras clave:
Ciência, tecnologia, conhecimento, educação, desenvolvimentoResumen
Os investimentos no segmento de ciência e tecnologia (C & T) são interpretados como molas propulsoras da economia e do desenvolvimento social das nações, que têm como base o aprimoramento do sistema de educação, sobretudo no ensino superior e na pesquisa científica. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar as contribuições do ensino de pós-graduação no desenvolvimento de C & T do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo de abordagem exploratória, utilizando-se os indicadores de C & T disponíveis no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foram identificados os seguintes aspectos: dispêndio nacional com pesquisa e desenvolvimento (P & D); dispêndios do governo federal nos ministérios; investimentos em programas de pós-graduação; quantidade e diversidade de programas de pós-graduação, recursos humanos e bolsas concedidas no país; número de artigos científicos publicados; patentes registradas e concedidas. Deste modo, foi visto que a produção do conhecimento e da tecnologia são poderosas ferramentas para conduzir as nações ao seu desenvolvimento socioeconômico, e no contexto brasileiro, apesar das fragilidades da política de C & T, o ensino de pós-graduação tem tido significativa participação na formação de recursos humanos e na produção de conhecimentos.
Publicado
Número
Sección
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.