Estilos de aprendizagem como apoio educacional: estudo de caso em três escolas de educação profissional do estado de São Paulo
Schlagworte:
Ensino-aprendizagem, Ensino médio, Estilos de aprendizagem, Felder-SolomanAbstract
Identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes ingressantes no ensino médio é uma medida inicial para o mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes e consequente tomada de decisões pedagógicas. Trata-se, o presente trabalho, da continuidade do estudo sobre a identificação dos estilos de aprendizagem predominantes dos estudantes ingressantes no ensino médio de três escolas de educação profissional situadas no interior do estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de mudança nos estilos de aprendizagem desses discentes. Para a coleta de dados, utilizou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles). Inicialmente, o total de 99 jovens com idade entre 14 a 17 anos participaram deste estudo, os quais apresentaram um perfil ativo (64%), sensitivo (69%), visual (70%) e sequencial (65%). Desse total, 92% dos alunos responderam ao questionário novamente. Verificou-se que, ao longo do tempo, apareceram algumas variações, cujos dados sinalizam uma mudança na preferência dos estudantes pesquisados e, por conseguinte, orientações pedagógicas.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Copyright (c) 2024 Revista Scientia Vitae
Dieses Werk steht unter einer Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitung 3.0 International -Lizenz.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.