A qualificação dos docentes no contexto dos Institutos Federais: reflexões sobre a relevância da formação continuada

Autores

  • Anna Carolina Salgado Jardim Professora do IFSP - Câmpus São Roque

Palavras-chave:

Docentes, formação continuada, Institutos Federais, postura reflexiva, prática educativa

Resumo

Este ensaio teórico é resultado de reflexões, análises, encontros e experiências de formação continuada vivenciados no contexto de um Instituto Federal (IF) ao longo de três anos consecutivos articulados em uma revisão bibliográfica sobre o tema. Pretendese discutir sobre o trabalho docente e suas especificidades no contexto dos IFs, utilizando como pano de fundo a importância da formação continuada. Ao participar do planejamento das ações referentes à formação continuada de docentes, verificou-se a necessidade de buscar respostas a alguns questionamentos. Como se podem formar cidadãos críticos, reflexivos e capazes de atuar em prol de um modelo de desenvolvimento que seja sustentável (justo, ético, equitativo), em um momento da história que se caracteriza por um dinamismo sem precedentes, se estiver calcado numa visão dicotômica da realidade? Como formar esses cidadãos sem considerar as suas perspectivas acerca da própria realidade e do espaço onde o conhecimento é produzido? Ora, para dar conta do desafio do ensino profissional atrelado à pesquisa e à extensão, o professor precisa refletir sobre sua própria prática de maneira crítica e tomar atitudes, forjadas a partir de um tipo de formação, no sentido da transformação cultural e social. Com relação aos saberes do pesquisador, é imprescindível a promoção de uma atitude de autonomia intelectual diante dos desafios da sua prática educativa e social. Mas, também, é preciso considerar que é responsabilidade da instituição promover espaços de diálogo entre os educadores que preparam os estudantes para o mundo do trabalho

Biografia do Autor

Anna Carolina Salgado Jardim, Professora do IFSP - Câmpus São Roque

Doutoranda em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP. Mestre e graduada em Administração (UFLA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus São Roque - SP.

Publicado

2015-01-31

Edição

Seção

Ensaio Teórico