Metodologia simplificada para preparação de biofilmes de quitosana

Autores

  • Guilherme Dilarri Aluno de Graduação do curso de Ciências Biológicas da UFSCar
  • Carolina Rosai Mendes Aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras
  • Amarildo Otavio Martins Professor Adjunto da UFSCar

Palavras-chave:

Biopolímero, método alternativo, preparo de biofilmes

Resumo

A busca por tecnologias alternativas e sustentáveis tem se tornado cada vez mais necessária. Muitas dessas novas tecnologias já são estudadas e avaliadas por diversos centros universitários brasileiros. A quitosana é um biopolímero, derivada de fontes renováveis, sendo o potencial substituto para muitos polímeros sintéticos, possuindo diversas aplicações comerciais, sendo um dos biopolímeros mais estudados do Brasil. Muitos laboratórios e centros de ensino, porém, não possuem equipamentos ou condições para estudar esse biopolímero. Desta forma, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia simplificada e de baixo custo para a preparação de biofilmes de quitosana. Vários centros de ensino e laboratórios poderão produzir esse biopolímero, contribuindo, desta maneira, para a disseminação do conhecimento e estudo sobre esse material em vários âmbitos. Com esta finalidade, o experimento foi realizado com alterações na preparação inicial do gel de quitosana, modificando a quantidade e concentração do ácido usado, além da alteração do tempo necessário para a formação completa do gel de quitosana, utilizando poucos recursos e materiais laboratoriais. Além da alteração na metodologia de confecção do gel, o trabalho apresentou um molde de filme em polietileno sobreposto em placa de Petri para a formação dos biofilmes, sendo uma alternativa aos moldes de Teflon®, diminuindo os custos. Os biofilmes formados apresentaram características regulares, similares a outros biofilmes de quitosana confeccionados de formas mais elaboradas. Comprova-se, assim, a eficiência da metodologia elaborada neste trabalho para a confecção de biofilmes de quitosana.

Biografia do Autor

Guilherme Dilarri, Aluno de Graduação do curso de Ciências Biológicas da UFSCar

Aluno de Graduação do curso de Ciências Biológicas da UFSCar. Atualmente realiza pesquisas na UFSCar, atuando em dois grupos de pesquisa da instituição, sendo eles o Grupo de Microbiologia Agrícola e Molecular (LAMAM), e o Núcleo de Estudos Ambientais UFSCar - NEA/UFSCar. É bolsista do CNPq na categoria de Iniciação Tecnológica. Correspondência: Rod. Anhanguera, km 174, Araras - SP.

Carolina Rosai Mendes, Aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras

Aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras. Atualmente atua no NEA/UFSCar desenvolvendo pesquisas relacionadas à despoluição ambiental e biotecnologia ambiental.

Amarildo Otavio Martins, Professor Adjunto da UFSCar

Professor Adjunto da UFSCar.  Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (UFSCar/Sorocaba).

Publicado

2014-07-14

Edição

Seção

Artigos Científicos