Estilos de aprendizagem como apoio educacional: estudo de caso em três escolas de educação profissional do estado de São Paulo

Autores

  • Priscila Borges Dalbem Gaspar Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica
  • Rogério de Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Roque

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino médio, Estilos de aprendizagem, Felder-Soloman

Resumo

Identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes ingressantes no ensino médio é uma medida inicial para o mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes e consequente tomada de decisões pedagógicas. Trata-se, o presente trabalho, da continuidade do estudo sobre a identificação dos estilos de aprendizagem predominantes dos estudantes ingressantes no ensino médio de três escolas de educação profissional situadas no interior do estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de mudança nos estilos de aprendizagem desses discentes. Para a coleta de dados, utilizou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles). Inicialmente, o total de 99 jovens com idade entre 14 a 17 anos participaram deste estudo, os quais apresentaram um perfil ativo (64%), sensitivo (69%), visual (70%) e sequencial (65%). Desse total, 92% dos alunos responderam ao questionário novamente. Verificou-se que, ao longo do tempo, apareceram algumas variações, cujos dados sinalizam uma mudança na preferência dos estudantes pesquisados e, por conseguinte, orientações pedagógicas.

Biografia do Autor

Priscila Borges Dalbem Gaspar, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica

Mestranda em Educação

Rogério de Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Roque

Doutor em Sociologia e docente

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos Científicos