Estilos de aprendizagem como apoio educacional: estudo de caso em três escolas de educação profissional do estado de São Paulo
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Ensino médio, Estilos de aprendizagem, Felder-SolomanResumo
Identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes ingressantes no ensino médio é uma medida inicial para o mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes e consequente tomada de decisões pedagógicas. Trata-se, o presente trabalho, da continuidade do estudo sobre a identificação dos estilos de aprendizagem predominantes dos estudantes ingressantes no ensino médio de três escolas de educação profissional situadas no interior do estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de mudança nos estilos de aprendizagem desses discentes. Para a coleta de dados, utilizou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles). Inicialmente, o total de 99 jovens com idade entre 14 a 17 anos participaram deste estudo, os quais apresentaram um perfil ativo (64%), sensitivo (69%), visual (70%) e sequencial (65%). Desse total, 92% dos alunos responderam ao questionário novamente. Verificou-se que, ao longo do tempo, apareceram algumas variações, cujos dados sinalizam uma mudança na preferência dos estudantes pesquisados e, por conseguinte, orientações pedagógicas.
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