Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP
Palavras-chave:
interferência, ciências, alunos, pesquisaResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a interferência das atividades desenvolvidas pelo PIBID junto aos alunos da Escola Municipal Tetsu Chinone através da aplicação de questionários. A equipe do PIBID, pertencente ao Subprojeto São Roque, considerando a realidade da comunidade escolar, elaborou propostas na tentativa de contribuir para melhoria da qualidade das aulas de Ciências. Neste sentido, foram desenvolvidas aulas práticas, palestras, jogos didáticos e projetos interdisciplinares e transversais respectivamente: Sustentabilidade e Afetividade e Sexualidade. Ao final de cada ano de atuação do projeto a equipe optou por desenvolver e aplicar questionários para mensuração da interferência do PIBID na comunidade escolar. A partir dos resultados obtidos foi possível planejar as futuras ações do projeto. A pesquisa foi de caráter qualitativo-quantitativo e foi iniciada com a elaboração de um questionário, o qual apresentou cinco questões objetivas aplicadas a uma amostra significativa dos alunos da Escola. Após análise comparativa dos resultados percebeu-se que em ambos os anos a avaliação foi positiva, sendo que o segundo questionário apontou um maior índice de interesse pela disciplina de Ciências por parte dos alunos.
Publicado
Edição
Seção
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.