Estudo epidemiológico sobre enteroparasitoses no município de São Mateus, Espírito Santo, Brasil

Autori

  • Vanessa Ghidetti Alvarenga Telles Raia Drogasil S.A.
  • Ramon de Oliveira Cardozo Laboratório Franco. São Mateus, ES
  • Marco Antônio Andrade de Souza Laboratório de Parasitologia Clínica e Hematologia Clínica - UFES

Parole chiave:

Parasitos intestinais, frequência, epidemiologia, São Mateus

Abstract

A prevalência de enteroparasitoses está associada às condições socioeconômicas e higiênicosanitárias de uma população. No Brasil, a elevada prevalência de parasitos intestinais demonstra as reais condições sanitárias da população bem como o baixo investimento público e educacional. Com o objetivo de se avaliar a distribuição de parasitos intestinais no município de São Mateus, ES, um levantamento de dados parasitológicos de fezes, de um prontuário de um Laboratório de Análises Clínicas do município foi analisado entre os anos de 2009 e 2011 e os resultados tabulados de acordo com o gênero, faixa etária, espécies de enteroparasitos, utilização de convênio e ano do estudo. De um total de 13.054 exames analisados, 50,65% mostraram-se positivos para enteroparasitos. A faixa etária que apresentou maior incidência foi a de 25 a 59 anos e notou-se que o sexo masculino foi o mais parasitado. Dentre os parasitos encontrados destacaram-se E. histolytica/E. dispar (4,28%), Giardia lamblia (6,14%), Ancilostomídeo (1,07%), Ascaris lumbricoides (8,88%) e Trichuris trichiura (1,26%) e os comensais Entamoeba coli (14,67%) e Endolimax nana (12,96%), enquanto outros enteroparasitos não atingiram 1% de frequência. A frequência de enteroparasitos no município de São Mateus foi elevada, indicando a necessidade de adoção de medidas preventivas, educativas e de controle das parasitoses.

Biografie autore

Vanessa Ghidetti Alvarenga Telles, Raia Drogasil S.A.

Raia Drogasil S.A. Vitória, ES, Brasil. Correspondência: Rua Eugênio Netto, 50, Praia do Canto, 29055-270, Vitória, ES; e-mail: vanessa.telles20@hotmail.com.

Ramon de Oliveira Cardozo, Laboratório Franco. São Mateus, ES

Laboratório Franco. São Mateus, ES.

Marco Antônio Andrade de Souza, Laboratório de Parasitologia Clínica e Hematologia Clínica - UFES

Laboratório de Parasitologia Clínica e Hematologia Clínica. Departamento de Ciências da Saúde. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo, ES

Pubblicato

2014-10-31

Fascicolo

Sezione

Artigos Científicos