A sexualidade feminina no livro didático de Ciências: emancipação ou perpetuação da moral?

Autori

  • Jussara Lourenço Da Silva Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Umuarama
  • Marcelo Alberto Elias Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Umuarama

Parole chiave:

educação sexual, livros didáticos, sexualidade

Abstract

A sexualidade humana é objeto das mais diferentes representações sociais e, consequentemente, dos mais diferentes discursos. Com isso, a partir dela é possível normatizar comportamentos e consolidar as diferentes nuances da moral. Nesse contexto, a sexualidade feminina foi por muito tempo invisibilizada e desconsiderada. Contudo, com o advento dos movimentos feministas, esse cenário tem se modificado gradualmente através de muitas lutas e resistências. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar como a sexualidade feminina é apresentada em um capítulo do livro didático da coleção Araribá Mais Ciências, do 8° ano do Ensino Fundamental l, utilizado no último Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) por um Núcleo Regional de Educação no estado do Paraná. Foi utilizado como recorte analítico da sexualidade o corpo feminino e a reprodução. O capítulo apresentou a sexualidade e o corpo feminino muito atrelados ainda à prevenção de doenças e à gravidez na adolescência.

Pubblicato

2022-12-19

Fascicolo

Sezione

Artigos Científicos