A sexualidade feminina no livro didático de Ciências: emancipação ou perpetuação da moral?
Parole chiave:
educação sexual, livros didáticos, sexualidadeAbstract
A sexualidade humana é objeto das mais diferentes representações sociais e, consequentemente, dos mais diferentes discursos. Com isso, a partir dela é possível normatizar comportamentos e consolidar as diferentes nuances da moral. Nesse contexto, a sexualidade feminina foi por muito tempo invisibilizada e desconsiderada. Contudo, com o advento dos movimentos feministas, esse cenário tem se modificado gradualmente através de muitas lutas e resistências. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar como a sexualidade feminina é apresentada em um capítulo do livro didático da coleção Araribá Mais Ciências, do 8° ano do Ensino Fundamental l, utilizado no último Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) por um Núcleo Regional de Educação no estado do Paraná. Foi utilizado como recorte analítico da sexualidade o corpo feminino e a reprodução. O capítulo apresentou a sexualidade e o corpo feminino muito atrelados ainda à prevenção de doenças e à gravidez na adolescência.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Copyright (c) 2023 Revista Scientia Vitae
Questo articolo è soggetto a licenza Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.