Análise do ensino superior brasileiro, com ênfase na educação ambiental

Autori

  • Poliana Luri Kayama Yabuuti Mestranda - UFSCar campus Sorocaba
  • Renata Samara da Silva Venâncio Mestranda - UFSCar campus Sorocaba

Parole chiave:

Ensino Superior, educação, meio ambiente

Abstract

A educação é um segmento prioritário das nações desenvolvidas como estratégia para combater os problemas sociais e econômicos, ao passo que a temática sobre o meio ambiente tem sido amplamente discutida e envolvida no planejamento de medidas que visam à sustentabilidade. Neste contexto, a educação ambiental (EA) passou a ser enfatizada no planejamento de ações do governo e de empresas que visam não somente ao desenvolvimento socioeconômico, mas também ao resgate de princípios referentes à qualidade de vida e à preservação do recursos naturais pela sociedade moderna. O presente estudo tem por objetivo analisar o ensino superior brasileiro, com ênfase na EA. Trata-se de um estudo quantitativo de abordagem exploratória, utilizando-se dados secundários e referências disponíveis na literatura científica. Foi identificado que houve um crescimento significativo na educação do país, sobretudo na ampliação do acesso a todos os níveis e modalidades de ensino; contudo, a abordagem sobre a EA no ensino superior carece de melhorias, uma vez que a temática tem sido incorporada preferencialmente como objeto de pesquisa.

Biografie autore

Poliana Luri Kayama Yabuuti, Mestranda - UFSCar campus Sorocaba

Mestranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela UFSCar campus Sorocaba; enfermeira especialista em Gerência de Serviços de Enfermagem pela UE.

Renata Samara da Silva Venâncio, Mestranda - UFSCar campus Sorocaba

Mestranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela UFSCar campus Sorocaba; graduada em Ciências Biológicas pela Unip.

Pubblicato

2014-07-09

Fascicolo

Sezione

Artigos Científicos