Projeto "Ciência in Roque": despertando o interesse pela ciência

Autori

  • Bianca Gonçalves Discente do curso Técnico em Agroindústria do IFSP campus São Roque
  • Bruno Alessandro de Oliveira Silva Discente do curso Técnico em Agroindústria do IFSP campus São Roque
  • Marcelo Esteves Suzuk Discente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSP campus São Roque
  • Priscila Gabriela do Carmo Vespasiano Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
  • Hellen Cristina Pinheiro dos Santos Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
  • Eliane Siqueira Razzoto Docente do IFSP - Câmpus São Roque
  • Gloria Cristina Marques Coelho Docente do IFSP - Câmpus São Roque
  • Lilian Marques Pino Docente do IFSP - Câmpus São Roque
  • Vanderlei José Ildefonso Silva Docente do IFSP - Câmpus São Roque
  • Vania Battestin Docente do IFSP - Câmpus São Roque
  • Silvana Haddad Docente do IFSP - Câmpus São Roque

Parole chiave:

ensino, ciências, biologia, comunidade, prática

Abstract

O processo de ensino-aprendizagem precisa estar focado na preparação do indivíduo que não apenas compreenda, mas interaja no meio em que vive, construindo conhecimentos a partir de experimentações. O uso de atividades práticas como estratégia de ensino de Ciências e Biologia é uma das formas mais eficazes de se minimizar as dificuldades de se aprender e de se ensinar Ciências de modo significativo e consistente. Nesse projeto o principal objetivo é atrair os alunos de diferentes escolas da região para aulas práticas/expositivas realizadas nas dependências do IFSP Campus São Roque. Desde que iniciou as atividades, em setembro de 2012, foram recebidos mais de 500 alunos de diferentes escolas de São Roque e região. Ao chegar ao Campus, os alunos são recepcionados pelos monitores, professores e direção para uma breve apresentação do IFSP e, mais especificamente do Campus São Roque, com ênfase nos cursos oferecidos. Em seguida, os alunos são divididos em grupos que acompanhado pelos monitores, fazem uma visita a todos os setores do Campus. Na sequência, cada grupo é encaminhado para os laboratórios onde irão realizar as diferentes atividades práticas nas áreas de: Alimentos, Fisiologia Humana, Química e Ecologia.

Pubblicato

2013-12-20

Fascicolo

Sezione

Artigos Científicos