O uso da literatura no ensino de ciências/biologia
Parole chiave:
Literatura, Ensino de ciências, Alfabetização científicaAbstract
A alfabetização científica se mostra essencial, uma vez que a ciência e a biologia estão presentes na rotina da população e é necessária para formação dos estudantes como cidadãos. Há um uso exacerbado do livro didático como principal metodologia para apresentar o conteúdo dessas disciplinas, reduzindo a utilização de novas formas de se trabalhar o conteúdo. Textos literários em sala de aula podem ser potencializadores da aprendizagem e do ensino de ciências da natureza, pois a aproximação da linguagem científica e a linguagem literária agem como facilitadores do ensino tanto na compreensão de conteúdos científicos, quanto na melhoria de interpretação de texto, argumentação e escrita. Nos últimos trinta anos houve um crescimento no campo de estudos de ciências relacionado ao uso da literatura, com autores produzindo textos com linguagem acessível ao público leigo. Com o objetivo de trabalhar com esse tema, foi feito um levantamento bibliográfico, onde pode-se observar que alguns pesquisadores que aplicaram metodologias ativas utilizando textos literários obtiveram bons resultados no aprendizado e compreensão dos estudantes. Dessa forma, parece ser promissor desenvolver planos de aulas que apliquem metodologias ativas que usem a literatura como material didático no intuito de promover a alfabetização científica nas escolas.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Copyright (c) 2023 Revista Scientia Vitae
Questo articolo è soggetto a licenza Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.