A sexualidade feminina no livro didático de Ciências: emancipação ou perpetuação da moral?
Mots-clés :
educação sexual, livros didáticos, sexualidadeRésumé
A sexualidade humana é objeto das mais diferentes representações sociais e, consequentemente, dos mais diferentes discursos. Com isso, a partir dela é possível normatizar comportamentos e consolidar as diferentes nuances da moral. Nesse contexto, a sexualidade feminina foi por muito tempo invisibilizada e desconsiderada. Contudo, com o advento dos movimentos feministas, esse cenário tem se modificado gradualmente através de muitas lutas e resistências. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar como a sexualidade feminina é apresentada em um capítulo do livro didático da coleção Araribá Mais Ciências, do 8° ano do Ensino Fundamental l, utilizado no último Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) por um Núcleo Regional de Educação no estado do Paraná. Foi utilizado como recorte analítico da sexualidade o corpo feminino e a reprodução. O capítulo apresentou a sexualidade e o corpo feminino muito atrelados ainda à prevenção de doenças e à gravidez na adolescência.
Publié-e
Numéro
Rubrique
(c) Tous droits réservés Revista Scientia Vitae 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Licença de publicação
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Você pode copiar o material, mas deve obrigatoriamente citar a fonte consultada.