Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP

Auteurs-es

  • Sandro Eugenio Pereira Gazzinelli Professor Adjunto do IFSP campus São Roque e e coordenador do PIBID Capes no mesmo campus
  • Fernando Santiago dos Santos Professor Adjunto do IFSP campus São Roque e e coordenador do PIBID Capes no mesmo campus
  • Gleice Kelli Ribeiro Silva Cardoso Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes
  • Renato Jacob Vastella Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes
  • Leonardo Martins Caetité Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes
  • Perceu Pezzota Sobrinho Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes
  • Ricardo Donizete Pereira Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes
  • Alessandra Carvalho Carlos Galvez Licenciando em Ciências Biológicas do IFSP - Câmpus São Roque e bolsista do PIBID-Capes

Mots-clés :

interferência, ciências, alunos, pesquisa

Résumé

Este trabalho teve por objetivo analisar a interferência das atividades desenvolvidas pelo PIBID junto aos alunos da Escola Municipal Tetsu Chinone através da aplicação de questionários. A equipe do PIBID, pertencente ao Subprojeto São Roque, considerando a realidade da comunidade escolar, elaborou propostas na tentativa de contribuir para melhoria da qualidade das aulas de Ciências. Neste sentido, foram desenvolvidas aulas práticas, palestras, jogos didáticos e projetos interdisciplinares e transversais respectivamente: Sustentabilidade e Afetividade e Sexualidade. Ao final de cada ano de atuação do projeto a equipe optou por desenvolver e aplicar questionários para mensuração da interferência do PIBID na comunidade escolar. A partir dos resultados obtidos foi possível planejar as futuras ações do projeto. A pesquisa foi de caráter qualitativo-quantitativo e foi iniciada com a elaboração de um questionário, o qual apresentou cinco questões objetivas aplicadas a uma amostra significativa dos alunos da Escola. Após análise comparativa dos resultados percebeu-se que em ambos os anos a avaliação foi positiva, sendo que o segundo questionário apontou um maior índice de interesse pela disciplina de Ciências por parte dos alunos.

Publié-e

2013-12-21

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos