Metodologia de educação ambiental para deficientes auditivos: um processo de inclusão

Autores/as

  • Evandro Dias Discente de TGA do IFSP - Câmpus São Roque
  • Beatriz Costa Docente da rede pública municipal de São Roque, SP
  • Vivian Delfino Motta Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Palabras clave:

Educação ambiental, deficientes auditivos, inclusão social

Resumen

A educação ambiental é um tema transversal e passa por um amadurecimento. Não basta usar a natureza como recurso para a processo educacional: é preciso entender o meio e saber se relacionar com ele de forma sustentável. Esse processo está sendo discutido de forma ampla dentro da educação formal. Várias metodologias vêm sendo apresentadas, mas encontrar métodos de educação ambiental voltados para os deficientes é mais difícil. Mesmo dentro desse universo, há trabalhos ligados com a questão da deficiência intelectual, mas pouco se lê sobre as metodologias de educação ambiental voltadas para a comunidade surda. Este artigo é resultado de um projeto de extensão e visa discutir as necessidades e propostas de educação ambiental que o universo acadêmico tem apresentados para os deficientes auditivos.

Biografía del autor/a

Evandro Dias, Discente de TGA do IFSP - Câmpus São Roque

Discente do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental (IFSP campus São Roque); Docente do sistema SESI de ensino; Especialista em biologia marinha com ênfase em crustáceos de profundidade, E-mail: es.dias@yahoo.com.br.

Beatriz Costa, Docente da rede pública municipal de São Roque, SP

Discente de pedagogia; Discente de pós graduação em libras; Docente da rede pública municipal de São Roque, SP.

Vivian Delfino Motta, Professor do IFSP - Câmpus São Roque

Docente do Instituto Federal de São Paulo campus São Roque; Especialista em Gestão Pública, Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar.

Publicado

2014-10-31

Número

Sección

Artigos (revisão)