Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)

Autores/as

  • Fernando Santiago dos Santos Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque
  • Adele Megan Salustiano Bolsistas do Programa Pibid (edital Capes 001/2011) IFSP - Câmpus São Roque
  • Victor Calvanese Bolsistas do Programa Pibid (edital Capes 001/2011) IFSP - Câmpus São Roque
  • Marcio Pereira Professor Adjunto do IFSP - Câmpus São Roque

Palabras clave:

Pibid, novas metodologias, ensino de ciências

Resumen

O programa Pibid, financiado pela Capes, vem sendo desenvolvido na EMEF Barão de Piratininga (em parceria com o IFSP, campus São Roque) desde julho de 2011, tendo como público-alvo os alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental. Neste programa, seis alunos bolsistas trabalham conteúdos de ciências sob a supervisão de uma professora orientadora com o intuito de permitir o aprendizado dos conceitos químicos e biológicos a partir de experimentos simples. O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade das metodologias aplicadas para atingir as metas propostas. Para isso, foram utilizados questionários comparativos visando a uma análise qualitativa das ações realizadas e comparações de médias anuais das classes antes e depois da atuação do programa. A pesquisa sobre o desempenho da metodologia utilizada no programa busca consolidar o que já foi realizado em cerca de dois anos e, se necessário, estabelecer novas metodologias para atingir os objetivos propostos.

Publicado

2014-01-29

Número

Sección

Artigos Científicos