Aprendizagem Cooperativa em Aulas de Química – Fundamentação Teórica: análise da correlação entre desempenho acadêmico e cooperativo versus responsabilidade individual e interação promotora numa Escola Estadual de Educação Profissional em Pentecoste - CE

Autores/as

  • Manoel Andrade Neto UFC - campus do Pici
  • Frank Viana Carvalho IFSP - Câmpus São Roque
  • Francisco Milton de Souza E.E.P. de Pentecoste - CE
  • Elton Luz Lopes E.E.P. de Pentecoste - CE
  • Ubiratan de Araújo Cunha E.E.P. de Pentecoste - CE
  • Talita Feitosa de Moisés Queirós Programa PRECE de Aprendizagem Cooperativa, Pentecoste - CE

Palabras clave:

aprendizagem cooperativa, interdependência positiva, interação promotora, cooperação, rendimento acadêmico

Resumen

Neste artigo estão os fundamentos teóricos da pesquisa sobre aprendizagem cooperativa acerca da correlação entre desempenho acadêmico e competências e valores interpessoais realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa no município de Pentecoste-CE, onde são continuamente desenvolvidas atividades através da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Na outra parte deste estudo, em outro artigo, serão apresentadas as análises dos dados da investigação. Na pesquisa, estudantes do primeiro ano dos cursos ‘Técnico em Informática’, ‘Acadêmico’, ‘Técnico em Aquicultura’ e ‘Técnico em Agroindústria’ foram observados e avaliados com relação ao progresso acadêmico e a apresentação ou desenvolvimento de habilidades e valores de trabalho em equipe no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Manoel Andrade Neto, UFC - campus do Pici

Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela UFC - Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutor em Química pela Universidade de Iowa (USA), docente titular da UFC, é o fundador e Coordenador do Programa PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas) e um dos fundadores do PACCE (Programa Educacional de Células Cooperativas Estudantis) da Universidade Federal do Ceará.

Frank Viana Carvalho, IFSP - Câmpus São Roque

Licenciado e Mestre em Educação (Pedagogia) pelo UNASP, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, atualmente diretor do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque, é o coordenador do Programa Permanente de Capacitação e Formação Docente 'Pedagogia da Cooperação'.

Francisco Milton de Souza, E.E.P. de Pentecoste - CE

Licenciado em Química e mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Atua na EEEP-APT desde a sua fundação em 2012 e ex-estudante do PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas.

Elton Luz Lopes, E.E.P. de Pentecoste - CE

Licenciado, Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará. Atua na Direção da EEEP-ACT desde a sua fundação em 2012.

Ubiratan de Araújo Cunha, E.E.P. de Pentecoste - CE

Professor de Química, licenciado em química pela Universidade Estadual do Ceará, engenheiro químico e mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará. Colaborador na sistematização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa e Solidária, Membro-fundador da Cidade do PRECE.

Talita Feitosa de Moisés Queirós, Programa PRECE de Aprendizagem Cooperativa, Pentecoste - CE

Psicóloga e Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, MBA em Gestão de Pessoas. Colaboradora na sistematização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa e Solidária, Associada do Instituto Coração de Estudante, Membro- fundadora da Cidade do PRECE.

Publicado

2022-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos