Práticas pedagógicas em educação ambiental no contexto escolar: uma revisão bibliográfica do Portal de Periódicos Capes (2012-2022)

Autores

  • Mayara Eufrasio de Souza IFSP - Campus São Roque
  • Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa IFSP - Campus São Roque

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação básica, Ensino de ciências, Práticas pedagógicas

Resumo

A educação ambiental escolar é de grande importância na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. Ela pode garantir reflexões e mudanças de hábitos imprescindíveis para que o ser humano viva em harmonia com o meio ambiente, entendendo que sendo parte dele precisa conhecer e respeitar seus ciclos. No entanto, para que a educação ambiental aconteça dessa forma transformadora ela não pode ser trabalhada de forma superficial. É necessário conhecer as origens dos problemas ambientais e quais são os processos necessários para os solucionar. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer, sistematizar e analisar a produção científica disponível no Portal de Periódicos da CAPES, sobre práticas pedagógicas em educação ambiental no contexto escolar, no período de 2012 a 2022, à luz da metodologia do Estado do Conhecimento e realizar inferências sobre as pesquisas analisadas. A pesquisa foi realizada por meio da busca avançada com os termos “educação ambiental” + “ensino fundamental” + “Ciências” + “prática pedagógica”. De um universo de 53 artigos encontrados após a busca avançada, foram lidos os resumos e encontrados apenas 24 relativos ao objeto de estudo, que constituem o corpus documental do trabalho. O maior número de artigos refere-se a práticas pedagógicas de Educação Ambiental com os anos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas. Foram identificados nove focos temáticos: lixo e reciclagem, solo, água, ecologia, energia, horta, saneamento básico, degradação ambiental e percepções gerais. Os métodos e estratégias de ensino utilizadas foram: sequências didáticas, oficinas, seminários, gincana, horta e “pentáculo ambiental”. Apenas dois dos 24 trabalhados analisados aplicaram a educação ambiental (EA) de forma crítica, reflexiva e aprofundada; os demais utilizaram a temática ambiental como assunto, mas mantiveram a ênfase na metodologia utilizada, deixando a EA em segundo plano.

Biografia do Autor

Mayara Eufrasio de Souza, IFSP - Campus São Roque

Pós-graduanda no curso de Especialização em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza.

Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa, IFSP - Campus São Roque

Doutora em Ciências e Matemática e Docente.

Publicado

2023-10-01